Por Ju Menezes

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TORNA-TE QUEM VERDADEIRAMENTE TU ÉS



"Alguns não conseguem afrouxar suas próprias cadeias e, não obstante, conseguem libertar seus amigos, Você tem que estar preparado para se queimar na sua própria chama: como se renovar sem antes se tornar cinzas?"


 Assim falou Zaratustra


Começo esse texto citando o meu querido profeta Zaratustra, acho que porque me pareço, me identifico e identifico um amigo, com esse que segundo Nietzsche, era um profeta , repleto de sabedoria, que decidiu iluminar pessoas, mas ninguém compreende suas palavras, pois eles não estão preparados para um profeta que, percebendo ter vindo cedo demais, retorna à sua solidão.
Alguns livros, mesmo verídicos ou baseados em fatos reais, soam impossíveis, parecem falsos e tornam difícil a aceitação de que o que se leu realmente existiu ou é em parte verdade. Seja devido ao exagero do texto, à falta de consistência nos argumentos ou à inabilidade, por parte do autor, na escolha das palavras.
Outras vezes, entretanto, mesmo as mais evidentes ficções convencem, inundam o mundo real de possibilidades fantasiosas e turvam as fronteiras entre o possível e o impossível. Nesses casos, saímos convencidos de que a narrativa é (ou realmente poderia ser) verídica.
Exatamente como ocorre no livro Quando Nietzsche Chorou.
Consigo identificar claramente o meu amigo fonte de toda inspiração para a volta de meus textos no trecho do livro que diz:
'' Nietzsche está doente, muito doente. Ele precisa da sua ajuda... Dores de cabeça. Em primeiro lugar, dores de cabeça lancinantes... E problemas estomacais: às vezes, não consegue comer durante dias. E insônia: nenhum remédio consegue fazê-lo dormir... eu disse que tinha um amigo que está desesperado...não existe remédio para o desespero, médico para a alma... Não há muito que possa fazer, a não ser recomendar uma nova técnica chamada “terapia através da conversa”, uma cura baseada na razão, no deciframento de associações mentais emaranhadas...'' 
Só que muitas vezes essas pessoas não querem ajuda, preferem o isolamento, e por muitas vezes as perdemos, de vista, de laços e ate de vidas... Muito triste fins assim, podem durar um tempo, podem durar anos, como também uma vida toda. 
Não é um mal ser mal entendido, mal é você por causa de sua audácia e coragem, passe a ser tratado como uma ameaça, quando no fundo, você só quis mostrar ao mundo e a alguém específico que você pode ser mais e melhor todos os dias ! 

Nenhum comentário: